O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é uma rede de televisão brasileira formada por emissoras pertencentes ao empresário e apresentador Silvio Santos. Antes era chamada de TV Studios (TVS) e em 18 de agosto de 1981 a TVS era uma das afiliadas do Sistema Brasileiro de Televisão, e a marca SBT só foi usada anos depois.
História
Nasce a TVS
Desde os anos 60 produzindo seu programa dominical de forma independente, rapidamente Silvio Santos montou uma estrutura de produção capaz de suprir uma emissora de televisão inteira, motivo pelo qual passou a perseguir obstinadamente seu sonho de uma emissora própria.
Em maio de 1976 finalmente Silvio Santos inaugurou a TV Studios (TVS) do Rio de Janeiro. Ele recebeu a concessão do canal 11 carioca graças à influência de alguns de seus companheiros junto ao governo federal da época, em especial o humorista Manuel da Nóbrega. A p
rincipal atração da nova emissora era o Programa Silvio Santos, exibido aos domingos aproximadamente das 11h às 20h (a extensão real do programa variou muito no período) simultaneamente com a TV Tupi.
O início da redeEm 1980, com o fechamento da Rede Tupi, Silvio consegue a concessão de quatro canais, dos quais três pertenciam à Tupi: o canal 4 de São Paulo (ex-TV Tupi), o canal 5 de Porto Alegre (ex-TV Piratini) e o canal 5 de Belém (ex-TV Marajoara).
O canal 9 do Rio de Janeiro, que fazia parte do pacote com os quatro canais, pertencia à TV Continental e entrou no ar em 1982 como filial carioca da TV Record (em 1987 o canal foi renomeado sucessivamente TV Copacabana e TV Corcovado). Reunindo os antigos canais da Tupi e o canal 11 do Rio, Silvio forma em 19 de agosto de 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A marca SBT, porém, só seria amplamente divulgada anos mais tarde. A praça de São Paulo passa a ser a sede e a fonte geradora da programação da nova rede.
0 comentários:
Postar um comentário