
O Cartoon não é mais o número um da TV paga brasileira, informa a coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo. O canal infantil, que liderava o ranking dos mais vistos desde 2001, foi ultrapassado pelo Disney Channel em 2008. Isso indica que desenhos animados (”especialidade” do Cartoon) estão perdendo prestígio entre crianças e adolescentes. Em alta está a programação “live action”, os conteúdos feitos com “gente de verdade” (séries, games). O Disney é forte nisso -”High School Musical” e “Hannah Montana” são fenômenos de “live action”.

O Cartoon perdeu audiência em 2008. Caiu de 20,9 mil domicílios atingidos por minuto das 8h da manhã à 1h da madrugada, em 2007, para 17 mil em 2008, segundo a medição do Ibope em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Já o Disney, que era apenas o sexto canal mais visto em 2007, com 12,1 mil domicílios/minuto, saltou para 22 mil.
Esse crescimento também está relacionado à melhor distribuição. Na média diária, os três canais mais vistos em 2008 foram infantis - o terceiro foi o Discovery Kids (segundo em 2007). Houve mudança também no ranking dos canais “adultos”. O SporTV destronou o TNT. No horário nobre (19h/1h), o novo líder geral também é o Disney, seguido de perto pelo SporTV. Entre os dez primeiros, Universal Channel, Fox e Telecine Pipoca subiram. Multishow e Globo News caíram.
Por Daniel Castro, Folha de São Paulo


0 comentários:
Postar um comentário